segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Quando é que o Navegador Torne-se o próximo sistema operacional?


"Nós vemos a internet como o quarto sistema operacional de desktop, temos de apoiar após o Windows, MacOS e DOS." Que a citação era de um executivo da McAfee, e DOS dá-lo afastado que foi falado em 1996.

Com o anúncio de que o Google vai desenvolver um sistema operacional de início rápido no próximo ano para instant-on netbooks, eu pensei que poderia ser interessante fazer uma viagem pela estrada da memória e lembrar-nos como podemos ter chegado ao ponto em que o navegador se tornou o próximo sistema operacional, e provavelmente agora se movendo para o primeiro lugar, em vez de quarto.

Claro, a réplica smarmy ao anúncio do Google é que já temos um arranque rápido, ultra-confiável Web OS, ele é chamado OS X e meu MacBook leva cerca de cinco segundos a partir de quando eu abrir a tampa para quando eu posso estar a navegar na web. Ao contrário de muitos PCs Windows, eu não tenho que ter uma licenciatura em técnicas avançadas de gerenciamento de energia com um menor em spam e prevenção de vírus para chegar a este trabalho.

Mas vamos entrar na máquina do tempo para o início de 1990 e ver o contexto da citação McAfee.

A primeira coleção de navegadores da Web, literalmente, não eram muito de se olhar, porque só aparece caracteres e, basicamente, apenas uma página de texto de hiperlink. Este foi o Lynx então popular que foi inicialmente concebido em 1992 para os usuários do terminal Unix e VMS (que estava de volta quando chamado assim). Pense nisso por um momento: este foi pré-iPorn, pré-IPO da Netscape, pré-real Windows - quando o número de servidores Web foi menor do que algumas centenas. Não é muito emocionante para os padrões atuais.

Em seguida, a Microsoft entrou no jogo, e as coisas começaram a mudar. Com a introdução do Windows 95 tivemos o início de uma gráfica do Internet Explorer, que, ironicamente, foi licenciado do mesmo código que o Netscape iria usar para criar o seu navegador (e, eventualmente, Firefox). Windows 95 veio com o IE e no Windows Explorer, e os dois foram igualmente nomeados por uma razão: a consulta de páginas da Web foi o início de algo semelhante a navegação de arquivos em seu desktop. As coisas não se integrou até IE v4, que saiu na mesma época como o Windows 98, e eles estavam tão integrados que gerou uma ação judicial pelo Departamento de Justiça. No final de 2002, a Microsoft foi legalmente declarado um monopolista e tinha a oferecer formas de extrair o IE a partir do Windows vai para a frente para usuários que queriam instalar um navegador diferente.

Durante meados de 1990, nós começamos a ver melhor suporte para os protocolos TCP / IP dentro do sistema operacional Windows, embora ele realmente não foi até a segunda edição do Windows 98 que vimos Microsoft melhorar o navegador bastante que poderia incluí-lo como parte de seus produtos Office 2000. Antes disso, tivemos drivers separados e add-on utilitários que necessários todos os tipos de cuidados e alimentação para ficar on-line, além de usar AOL e Compuserve dial-up programas.

Como um exemplo de como o IE foi cuidadosamente integrado com o Windows, quando a Microsoft lançou o IE v7, juntamente com o Vista, inicialmente, que você precisava para verificar sua licença do Windows era legítimo antes que você poderia instalar a última versão do IE em sistemas operacionais anteriores. Esta restrição foi removida mais tarde.

E ultimamente a Microsoft anunciou sua próxima versão do Office 2010 terá integração na Web ainda mais longe e a capacidade de criar documentos online semelhante à maneira como o Google Docs funciona. O Google Docs é um desenvolvimento interessante por si só, porque agora os documentos são armazenados fora do ambiente de trabalho e conseguiu através de um browser. Enquanto eu tiver uma conexão Internet, não precisa de nenhum software em minha máquina local para editar um documento ou calcular uma planilha.

Então, qual é o verdadeiro propósito de um sistema operacional? Originalmente, era para gerenciar as várias peças do seu PC para que seus aplicativos podem falar com a impressora ou o disco rígido ou exibir caracteres na tela sem ter que escrever de baixo nível programas para fazer essas tarefas. Três coisas aconteceram desde a era do PC cedo:

Primeiro, como a computação em nuvem e Web tornou-se mais poderosa, que deixou de se importar onde a nossa informação está localizada. Em certo sentido, ter documentos na nuvem torna mais fácil compartilhá-los em todo o planeta, e não ter que se preocupar com VPNs, área local compartilhamentos de arquivos de rede, e outras coisas que vão ficar no caminho. E temos até celulares, como o Palm Pre que têm um Web OS embutido, para que as aplicações não têm que ser transferidos para o telefone, mas pode ser executado na nuvem. Pelo menos, quando os desenvolvedores vão finalmente receber seus kits para construir esses aplicativos pré ainda este verão.

Segundo, como o sistema operacional de desktop amadurece, não temos que se preocupar com o hardware subjacente, tanto porque o hardware ficou mais genérico eo OS assumiu um papel maior (para combinar com as suas pegadas maiores também). Embora os drivers de impressora são ainda escassos para o Vista, e 64-bit aplicativos não são tão abundantes, para a maior parte, não precisa de um desktop "grosso" OS. Sim, existem aplicativos corporativos que precisam do OS, e alguns que precisam de uma versão específica do Windows também, mas a maioria de nossa computação pode ser feito sem realmente tocar muito do OS.

Finalmente, o navegador é a interface de usuário de facto Windows. Talvez eu devesse dizer o navegador mais Ajax ou o navegador mais Flash. Mas a maioria das aplicações que antes eram de cliente / servidor agora é só usar clientes de navegador, ou executar dentro de um browser com downloads de desktop mínimos. Esta tem sido muito a chegar, mas agora Internet Applications ricos podem ser consideradas a par com os locais do Windows e Macintosh.

Então, aqui estamos, no alvorecer do novo Google OS. Nós temos um círculo completo: a partir dos terminais de tela verde personagem do modo da era do mainframe e Unix para os webtops baseados em navegador da era moderna. Isso não quer dizer que o Windows 7 ou 8, ou o que quer que se tornarão obsoletos. Apenas de menor importância. E, dadas as múltiplas bilhões de dólares que a Microsoft fez ao longo dos anos a partir do Windows (e não vamos esquecer querido velho DOS), você pode imaginar que há algumas pessoas nervosas em Redmond estes dias....

Nenhum comentário:

Postar um comentário